Bandeira para o mês de Maio será Vermelha 1

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirmou em nota, na última sexta-feira (30/04/2021), que a bandeira tarifária do mês de maio será Vermelha patamar 1. Sendo o custo dessa bandeira R$4,169 para cada 100 kWh consumidos.


Abril marcou o fim do período de transição das estações de úmido para seco, nas principais bacias do SIN (Sistema Interligado Nacional). Iniciando em maio o período seco, com os principais reservatórios apresentando estoques abaixo do esperado para essa época do ano. Diante disso, torna-se necessário manter um número maior de termelétricas em funcionamento, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.


Além disso, a ANEEL afirmou que: “O balanço hidrológico do período úmido 2020-2021 resultou no pior aporte hidráulico da história do SIN, medido desde 1931”.

Fonte: Fonte: https://www.aneel.gov.br/, 2021


Bandeira tarifária é a forma de sinalizar o custo da produção de energia a seus consumidores, repassado o valor para se produzir energia, o qual é afetado diretamente pelas secas (produção de energia fica mais cara), chuvas fortes (produção de energia fica mais barata), entre outros.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo