Bandeira tarifária continua amarela em abril

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), confirmou em nota na última sexta-feira, 26/03/2021, que continuará acionada a bandeira tarifária amarela em abril, com o custo de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos.


Essa decisão foi tomada pelo fato de, em março, o volume final de precipitações nas principais bacias do SIN (Sistema Interligado Nacional) ficou abaixo do esperado. Além de abril ser um mês de transição entre o período úmido e o período seco nessas regiões, ou seja, os índices de precipitações devem continuar diminuindo. Em funções desse volume de chuva baixo, os principais reservatórios estão com estoque relativamente baixos também.


“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.”, afirmou ANEEL em nota.


Fonte: https://www.aneel.gov.br/, 2021


Bandeira tarifária é a forma de sinalizar o custo da produção de energia a seus consumidores, repassado o valor para se produzir energia, o qual é afetado diretamente pelas secas (produção de energia fica mais cara), chuvas fortes (produção de energia fica mais barata), entre outros.


Referência:

bit.ly/2P4k0oW

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53167818/bandeira-tarifaria-permanece-amarela-em-abril

29 visualizações0 comentário