Governo pretende entregar novo modelo do setor elétrico até 2022

Marisete Pereira, secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, afirmou, durante seminário do MME sobre a modernização do modelo setorial nessa quarta-feira (03/02/2021), que está confiante que até 2022 o governo entregará um modelo de setor elétrico com uma regulação mais moderna.



Além da economia, participaram também do seminário: dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Operador Nacional do Sistema, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética.


Segundo Marisete, é inevitável a abertura do mercado livre. Além disso, há mudanças estruturais que precisam ser feitas com urgência. Entre elas, a secretária executiva do MME, destacou as relacionadas a comercialização varejista e a remoção gradual dos subsídios na tarifa fio para empreendimentos de geração de fontes incentivadas.


Conforme André Pepitone, diretor-geral da ANEEL, para a ampliação do ACL (Ambiente de Contratação Livre) será necessário a redução de contratação do mercado regulado, contribuindo para a expansão dos dois ambientes.


Referências:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53165333/governo-espera-entregar-novo-modelo-do-setor-ate-2022