ONS afirma que o consumo de 2021 está assegurado

A operação do Sistema Interligado Nacional, está propensa a gerar preocupações, visto que o período seco já começou e o nível de chuvas do período úmido não foi como o esperado. No entanto, mesmo com essas preocupações, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, afirma não ter riscos de desabastecimento.

Fonte: http://www.ons.org.br/ , 2021.


As preocupações são diárias no Operado, mas nada que implique em alerta ou alarme à sociedade. Temos recursos e fontes diferentes para o sistema com as térmicas respondendo bem... Nas condições de hoje não vejo desabastecimento, temos múltiplos recursos a serem utilizados”, disse Ciocchi em entrevista à Megawhat. Além disso, destacou que apesar de ter usado de intensamente as térmicas desde outubro com a autorização do CMSE, saímos do período úmido em uma situação delicada e complexa.


O diretor relatou que ainda há um bom fluxo vindo do Nordeste, em razão do período úmido, mas que em breve terminará, e por conta disso, o volume de água disponível na UTE Porto de Sergipe ainda não foi despachado. Ele explicou que existe um gargalo de transmissão entre os submercados com o Sudeste/Centro-Oeste e Sul, e essa restrição deverá ser resolvida com obras em andamento.


“São diversas variáveis que temos pela frente e que o setor elétrico tem trabalhado para que as obras e novos recursos entrem a tempo na eventualidade de termos um outro ano seco, para que dessa forma tenhamos cada vez mais recursos e não apenas os hídricos”, comentou.


Entre os recursos estimados para atender a demanda do ano estão a fonte eólica (que vem apresentando bons resultados) e a solar (que vem apresentando recordes de geração).



Referências:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53170227/consumo-de-2021-esta-assegurado-afirma-ons

33 visualizações0 comentário