ONS estima que o nível dos reservatórios devem cair para 10,3% até o fim de novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que com medidas, será possível que o Brasil passe pela crise hídrica com “segurança”. Luiz Carlos Ciocchi, diretor geral do órgão, estima que o nível do reservatório deve cair para 10,3% em novembro de 2021(quando começa o período de chuvas), em vez de 7,5%. Apesar de crítico, um resultado positivo.

Fonte: www.ons.org.br , 2021


Dentre as medidas tomadas estão a mudanças nas vazões dos reservatórios de hidrelétricas e o uso de energia termelétrica, essas ações são necessárias para melhorar o nível de armazenamento ao final do período seco.


“Com a implementação de nossa proposta de ação, o nível em novembro de 2021 deverá ser de 10,3%, ainda é preocupante, mas não teremos problema de energia ou de potência, quando chegar a próxima estação chuvosa”, afirmou Ciocchi, descartando a possibilidade de desabastecimento.


Além disso, o diretor geral do ONS alerto que se essas medidas não fossem tomadas, chegaríamos em 2022 em um estado muito frágil para atender as necessidades.



Referências:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53177131/ons-reservatorios-devem-ficar-cair-a-103-ao-final-de-novembro

https://br.financas.yahoo.com/noticias/com-medidas-brasil-pode-ter-142407676.html

4 visualizações0 comentário